Livraria 18 de Abril

Cadastre-se gratuitamente | Entrar

Se eu fosse Deus

   

Certo dia, lendo o artigo de um poeta, publicado no jornal, um parágrafo nos chamou atenção.

O poeta falava sobre a hipótese de um ser humano ser Deus por uma semana.

E dizia que, caso ele fosse Deus, "um minuto seria suficiente para tomar uma única decisão."

"Sob a humaníssima - e jurídica - forma de lei. Na qualidade de Deus, chamaria o meu anjo-secretário e ditaria os dois artigos singelos da minha lei:"

"Art. 1.º - ficam a partir deste instante abolidos, em todos os quadrantes do terceiro planeta do sistema solar, na periferia da Via-Láctea, a miséria, o desamor, a injustiça, a doença, a ignorância, a guerra e a morte."

"Art. 2.º - revogam-se as disposições em contrário".

Certamente muitos de nós, como o poeta, faríamos a mesma determinação, abolindo, para sempre, a miséria, o desamor, a injustiça, a doença, a ignorância, a guerra e a morte..

E Deus, que é a inteligência suprema do universo, já decretou isso nas suas soberanas leis.

É só uma questão de tempo para que essa situação se torne realidade.

No entanto, o Criador, que é a sabedoria suprema, não pode violentar o livre-arbítrio de seus filhos, impondo uma perfeição que estes ainda estão longe de alcançar.

Vejamos o que dizem os espíritos superiores, explicando porque Deus não criou todos os espíritos perfeitos:

Se Deus os houvesse criado perfeitos, nenhum mérito teriam para gozar dos benefícios dessa perfeição. Onde estaria o merecimento sem a luta? Além disso, a desigualdade entre eles existente é necessária às suas personalidades. Pois que, na vida social, todos os homens podem chegar às mais altas funções, seria o caso de perguntar-se por que o soberano de um país não faz de cada um de seus soldados um general; Por que todos os empregados subalternos não são funcionários superiores; por que todos os colegiais não são mestres.

Muito lógica e muito consoladora a resposta dos Sábios do espaço.

Se todos os espíritos encarnados na terra estivessem no nível de Ganhdi, Chico Xavier, Madre Teresa, Irmã Dulce e outros, não precisaria nenhum decreto proibindo a miséria, o desamor, a injustiça, a doença, a ignorância e a guerra.

Por outro lado, Jesus afirmou: "vós sois deuses".

Assim sendo, se não somos Deus com "d" maiúsculo, somos filho dele e podemos fazer a nossa parte para que, um dia, a terra seja um planeta onde reine a paz.

Os espíritos foram criados simples e sem nenhum conhecimento, mas todos, sem exceção, chegarão à perfeição.

Vale lembrar, novamente, as palavras do mestre de Nazaré: "sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai celestial."

Portanto, todos nós seremos anjos um dia, só depende da nossa vontade. E essa vontade também inclui a busca das verdades que regem a vida, ou seja, as leis divinas.

Pense nisso!

Nos soberanos códigos divinos a morte não existe para o espírito. Jesus provou isso se mostrando vivo depois da morte física.

A miséria, o desamor, a injustiça, a doença, a ignorância e a guerra, são problemas criados pelo próprio homem.

Nesse caso, nem precisa ser Deus para abolir de vez por todas essas misérias que nos causam dor e sofrimento.

E a única condição para que isso aconteça é querer.

Pense nisso!

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em artigo de João Manuel Simões, publicado no jornal Gazeta do Povo, no dia 11/08/2003 e da pergunta 119 de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, Ed. FEB.