Momento de Reflexão
← Mensagens

Carta de adeus

O jovem de dezenove anos, internado em um hospital de grande capital do nosso país, aguardava a morte, em seu leito de dor.

Instalado em uma enfermaria, junto a outros doentes, tão graves quanto ele, olhou para os lados e se sentiu terrivelmente só.

Os familiares o viriam visitar, logo mais. Mas, ele ficou a pensar que talvez eles não chegassem a tempo de encontrá-lo ainda com olhos abertos para este mundo.

Alongou o braço até a mesinha próxima, tomou de um pedaço de papel, um lápis e com muito esforço, escreveu:

Pai, sinto muito. Sinto muito mesmo, mas está em tempo do senhor saber a verdade que nunca nem desconfiou. Vou ser breve e claro, bastante objetivo.

Travei conhecimento com meu assassino aos 15 ou 16 anos. É horrível, não é, pai? Sabe como nos conhecemos? Através de um cidadão elegante, muito bem vestido e bem falante. Ele nos apresentou.

De início, tentei recusar o que me era oferecido. Contudo, o cidadão mexeu com os meus brios. Falou que eu não era homem. Não é preciso dizer mais nada, não é, pai?

Ingressei no mundo do tóxico, o meu assassino.

No começo passava mal. Depois vinha o devaneio e a seguir, a escuridão. Não fazia nada sem o tóxico estar presente. Logo veio a falta de ar, os medos, as alucinações. Mas, em seguida, a euforia do pico.

Eu me sentia mais gente do que as outras pessoas.

O meu amigo inseparável, o tóxico, sorria.

Sorria...

Sabe, pai, quando a gente começa acha tudo ridículo e muito engraçado. Até Deus eu achava ridículo.

Hoje, no leito do hospital, reconheço que Deus é o mais importante de tudo no mundo.

Tenho certeza de que, sem a ajuda dele, eu não estaria tendo forças para escrever esta carta.

Pai, tenho só 19 anos. Sei que não tenho a menor chance de viver. É muito tarde para mim.

Entretanto, tenho um último pedido a fazer para o senhor.

Diga a todos os jovens que o senhor conhece o que me aconteceu. Diga a eles que em cada porta de escola, em cada cursinho de faculdade, em qualquer lugar há sempre alguém que poderá lhes mostrar o seu futuro assassino e destruidor de suas vidas: o tóxico.

Por favor, papai, faça isso, antes que seja tarde demais para eles.

Perdoe-me pelo que estou lhe fazendo sofrer. Perdoe-me por fazê-lo sofrer pelas minhas loucuras. Eu mesmo já sofri demais.

Adeus, meu pai.

Ele acabou de escrever a carta, com dificuldade a colocou sobre a mesinha. Tentou respirar mas já não conseguiu. O lápis escorregou da mão para o chão. Pendeu a cabeça para o lado e morreu.

***

Ser feliz é uma escolha. A vida se renova a cada momento.

Ninguém está destinado ao sofrimento. Ele é simplesmente o resultado da ação negativa. Não a sua causa.

Importante que o ser se envolva com o programa divino e se conscientize de que é senhor do seu destino.

Quem se desvaloriza e se desmerece, quem se entrega à ociosidade, traça para si mesmo caminhos de infelicidade.

Como pais e educadores, cerquemos os nossos jovens, as nossas crianças com o algodão do afeto, a gaze protetora da educação e o veludo insubstituível da crença em Deus, que alimenta as vidas e as enriquece.

(Carta de Adeus de um jovem de 19 anos, autor desconhecido)

Entre para compartilhar

Comentários

Entre para comentar

Danylo

Reflexao mto emocionante irei fazer distibuiçao de varias copias para os meus alunos de Teatro

pedrita

que os jovens fiquem sabendo, que é uma viagem sem volta. só quem lucra, é quem vende a passagem.

Ismerinha Marques do Carmo

É muito importante saber o conteúdo desta carta pois ha muitos jovens passando por isso e muitas vezes os pais nem se dão conta. Que bom ainda exista honestidade por parte dos dependentes que acabam se entregando e pedindo ajuda ao seus familiares. Tudo pode mudar só depende de cada um de nós é importante se arrepender, somente Deus sabe o que está no coração de cada um. Temos que divulgar e ajudar a todos que sofrem deste problema grave que na verdade é uma doença. Não desista nunca somente a perserverança e a fé de ajudará sempre. Que Deus ilumine a todos voces.

Michele

É muito triste para uma mãe saber que aquele que você colocou no mundo, que carregou durante nove meses falando e educando, a criança que te trouxe tanta alegria e que você esperava ainda mais, principalmente contando com a alegria de ver seus netos, decidir e escolher quando acabar com a vida.
Eu vivi nesse meio de drogas, mas não era usuaria apenas as pessoas que me rodiavam sim.
Meus tios, os quais passeava comigo quando eu era criança, via eles se drogando!!!
Hoje sou muito grata ao meu marido, que me retirou dessa vida e me mostrou um outro lado, uma familia que jamais sonharia, um lar longe de violencia e de drogas...enquanto ha muitos para te oferecer, há também muitos que te estendem as mãos para te retirar dessa.
Procure sempre estar com pessoas boas e de bem, se afasta assim daqueles que querem te levar para o buraco onde ele e muitos se encontram.
O mais importante é você ter forças para dizer não e lutar contra esse mal.
Para ser homem não precisa provar nada a ninguém a maior prova que um homem poderia dar a si mesmo e aos outros é mostrar bons atos!

PAULINHA

É TRISTE ESTA CARTA,MAIS ELA É MUITA BONITO
ATE POR QUE ELE NÃO TEM O QUE PERDI PERDÃO

ana claudia

OI QUE LINDA ESSA CARTA LEGAL VCS PUBLICAREM TODOS OS PAIS DEVERIAM MOSTRA A SEUS FILHOS ESSA CARTA PARA QUE ELES NÂO TENHAM QUE PERDE OS SEUS FILHOS PARA AS DROGAS E SEUS FILHOS NÂO TENHAM QUE TE PEDIR PERDÂO NO LEITO DE MORTE E QUE ESSES CARAS INTELIGENTES E FALANTE NÂO TENHAM MAS O PODER DE INTIMIDAR E NEM COAGIR NINGUEM MIUTO MENOS MENINOS OU MENINAS,QUERO DIZER A ELES QUE DEUS EXISTE E OS AMAM.

Carlos Silva

Para se tirar conclusões de uma carta como essa, precisamos primeiro de saber classificar as drogas que todos nós temos acesso , infelizmente são muitas e dão-se por muitos nomes.
É de facto triste ver um jovem a despedir-se deste modo de um pai, em resumo do Mundo.
Seria talvez mais justo poder-mos ler uma carta de desculpas de uma sociedade até talvez do mundo dirigida a todos os jovens.
Será que alguma vez isso será uma realidade?
Carlos Silva Ilha de S. Jorge Açores

LUCIANE SOUZA

É triste acreditar q ainda existam jovens como este da carta, q caem nesse mundo de sofrimento e ilusões q a droga oferece. Os motivos são vários, mas na verdade isso é apenas uma fuga, o pior éq mtos nem sabem do q estão fugindo, oq estão buscando... nesse "mundo" a única certeza é a morte, a destruição do corpo e da alma da pessoa. Por isso, gente, não parem d lutar nunca contra essa guerra, q no meu entender é a pior d todas, pois mtas vzs ela t mostra um mundo cheio de ilusões e qdo nos damos conta, não tm + saída. Por favor, acordem p/ a vida!!!! Digam um NÃO bm grande às drogas!!!